Viajar é o meu maior prazer, o que mais me faz sentir vivo. Quanto mais desconhecido e diferente o destino, melhor. Faz com que me recoloque no mundo e até mude de alguma maneira. Depois da Índia –o lugar mais diferente onde já estive–, nunca mais fui i mesmo.
Em geral, prefiro ir sozinho. Ao estar mais concentrado em imagens que nunca vi e em conversas com pessoas com quem nunca falei antes, com referências diferentes das minhas, pratico melhor o auto-conhecimento — para mim uma das grandes alegrias de andar, andar.
Não alheio às circunstâncias, já viajei por motivos tão distintos quanto fazer intercâmbio –México e Espanha–; comprar quinquilharias para mim e para revender –Estados Unidos e Paraguai; por curiosidade política –Cuba, Venezuela, Rússia–; para festejar como se não houvesse amanhã –ibiza (ESP), Mykonos (GRE); e, muitas vezes, por motivações de liquidificador.
Sei que sempre vou principalmente com vontade de me impressionar com o ser-humano. Chocar-me ou maravilhar-me com a espécie. Estive em Berlim, Budapeste e Machu-Picchu, onde milhares foram dizimados por poder; em Jerusalém, na Índia e na Turquia, onde vi a capacidade da religião em criar conflitos; em Cuba ou na Venezuela, onde valorizei mais a liberdade; em Marrocos e na Bolívia, onde soube que a miséria pode ser a regra para a maioria.
Também vibrei com criatividade italiana, a culinária portuguesa, a felicidade espanhola, a educação inglesa, a tecnologia alemã, a organização suíça, a liderança norteamericana.
Somos o bem e o mal? Ou o inferno são os outros?
Idas e vindas depois, 43 países carimbados, blog de viagem no ar, compartilho a lista de países por onde passei. Não por narcismo, mas para tentar inspirar você a ir ao máximo de lugares possível; e para, sabendo onde estive, sentir-se à vontade em pedir dicas, opiniões, ou compartilhar seus comentários sobre o que achou desses lugares.
Desejo a você boa leitura e boas andanças.
Lista dos países visitados (ordem alfabética)
1- Alemanha
2- Argentina
3- Áustria
4- Bahamas
5- Bélgica
6- Belize
7- Bolívia
8- Brasil
9- Canadá
10- Chile
11- Colômbia
12- Croácia
13- Cuba
14- Dinamarca
15- Equador
16- Espanha
17- França
18- Guatemala
19- Guiana Francesa
20- Grécia
21- Holanda
22- Hungria
23- Índia
24- Inglaterra
25- Irlanda
26- Israel
27- Itália
28- Marrocos
29- México
30- Montenegro
31- Palestina
32- Panamá
33- Paquistão
34- Paraguai
35- Portugal
36- República Checa
37- Rússia
38- Suíça
39- Turquia
40- Vaticano
41- Venezuela
42- Ucrânia
43- Uruguai