Turismo em 2021 aportará à Espanha a metade de 2019
Segundo país mais visitado do mundo, ainda não será em 2021 que a Espanha verá a volta massiva de viajantes freada bruscamente pela pandemia. No melhor dos cenários, espera-se que desembarquem por aqui este ano 40 milhões de turistas. É um pouco menos da metade dos 83 milhões que chegaram em 2019 e o dobro dos que apareceram no ano passado, 19 milhões. Para contextualizar um pouco: a população da Espanha é de cerca 47 milhões e o Brasil recebe menos de 7 milhões de viajantes ao ano.
Se em 2019 o setor do turismo empregava 2,7 milhões de pessoas (12,9% do total de empregos) e respondia por 12,4% do PIB e em 2020 despencou para menos de 5%, em 2021 a previsão é que a participação suba um ou dois pontos percentuais. É o que diz estudo realizado pela Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) sobre a situação do turismo na Espanha. A Confederação estima que o setor contribuirá este ano entre 66 e 77 bilhões de euros para o PIB, valor que, no melhor cenário, representa 50% dos mais de 154 bilhões do ano 2019, antes do início da covil-19.
Para salvar a temporada de verão, a mais movimentada do ano, o setor hoteleiro pressiona para que o Governo Central acelere a vacinação e promova medidas que garantam uma mobilidade segura para assim reconquistar a confiança na Espanha como destino.
com informações do economiadigital.es
Curtiu o post? Comente, vou adorar saber sua opinião!
Primeira vez aqui? Conheça melhor o blogueiro, um apaixonado por Madri que compartilha ideias para você desbravar a cidade e o mundo cada vez mais. Pensando em visitar a capital da Espanha? Ofereço opções de hospedagem no centro!