O turismo internacional desaba 97,7% em junho na Espanha
Nove de cada dez viajantes a menos comparando-se com o ano passado. Esse foi o saldo das chegadas internacionais à Espanha em junho. A covid-19 arrassou um setor essencial para a economia do país: quase 15 de 100 euros que circulam passam por mãos de pessoas vinculadas a alguma atividade turística. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE)
Entre janeiro e junho, a queda de desembarques foi de 71,7% comparado-se ao mesmo período do ano anterior. Em 2019, a Espanha havia recebido 83,7 milhões visitantes. Era o sétimo record consecutivo no número de chegadas, o que dava ao país o segundo lugar no ranking do mais desbravados do mundo, atrás apenas da França.
A pandemia e a consequente queda de visitas animou um debate para mim inusitado: a alta dependência do Reino de Espanha do setor. Para um brasileiro inconformado com o baixo número de visitas ao seu país — cerca de 6,6 milhões no ano passo, menos que a Torre Eiffel, por exemplo (7 mi) –, resta dizer constrangido: cada um com seus problemas…
Antes: Madri, cidade-fantasma, e o drama para quem vive do turism
Mais: 80% dos que vivem em Madri deixavam a cidade em agosto antes da pandemia
Curtiu o post? Comente, vou adorar saber sua opinião!
Primeira vez aqui? Conhece melhor o blogueiro, um apaixonado por Madri que compartilha ideias para você desbravar a cidade e o mundo cada zez mais. Pensando em visitar a capital da Espanha? Ofereço opções de hospedagem no centro!