A fuga do Brasil sob Bolsonaro para Portugal: 50% a mais em um ano de governo

Padrão dos descobrimentos: monumento na região de Belém que faz homenagem a vários portugueses que se destacaram na história de Portugal, pruncipalmente os navegadores

O jornal El País de ontem relata a história de milhares de pessoas fazendo o que o instinto manda: buscar uma vida melhor, esteja ela onde estiver. A história contada é da debandada de brasileiros para Portugal no primeiro ano do governo Bolsonaro. “No poder desde 1º de janeiro de 2019, a migração de brasileiros para Portugal disparou: em 2018 havia 105.423 brasileiros vivendo no país europeu e um ano depois em 151.304, cerca de 50% a mais, de acordo com um relatório apresentado pelas autoridades portuguesas no mês passado. No ano anterior o aumento havia sido de cerca de 20.000 pessoas (23%). A última vez que houve um aumento semelhante foi em 2008 (61,2%)”.

Seja qual for o motivo, esse blogueiro é um total entusiasta da vida nômade, de novos recomeços, de novos mundos. Em Madri desde 2013 depois de haver morado no México, em Cuba e nos Estados Unidos, acho que andar andar é sempre uma boa escolha. Por isso, compartilho alguns posts sobre o assunto:

“Meu melhor conselho”, post sobre se é uma boa ideia migrar (aqui)

“5 motivos por que você deve experimentar morar fora” (aqui)

Brasil: vale a pena insistiir (aqui)

“Aprende-se a viajar? Sim, e é viciante”, post sobre como viajar aquece a alma (aqui)


Queria que você soubesse:

Desde 2013 vivo em Madri. Compartilho meu amor pela cidade oferecendo hospedagem e meus melhore conselhos para que você aproveite meu lugar favorito no mundo tanto qunato eu. Fica comigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *