Converter uma cidade num ícone pop graças a um logotipo serigrafado em camisetas, bonés, canecas e qualquer outro lugar aos olhos de turistas dispersos é um desafio para poucos. Em tempos nos quais o turismo desponta como uma das indústrias mais lucrativas e competitivas do planeta, é quase uma obessão de prefeitos mundo afora. Esse feito conseguiu Milton Glaser o designer criador da logo ‘I love New York’, que morreu na noite de ontem aos 91 anos, vítima de um derrame.
“Esboçado no verso de um envelope com giz de cera vermelho durante uma viagem de táxi, estava impresso em letras pretas em um tipo de letra gorda, com um coração vermelho cereja substituindo a palavra ´amor´”, descreve-nos reportagem do NYT.
A marca criada por ele buscava reviver a imagem de Nova York em 1977, quando a cidade e o estado estavam passando por uma crise de credibilidade devido às altas taxas de criminalidade e à quebra de contas públicas. Quase imediatamente, o logotipo tornou-se um símbolo instantaneamente popular da cidade de Nova York, tão reconhecível quanto o Empire State Building ou a Estátua da Liberdade”..
Melhor que eu, um viajante que sente que o que passa em Nova York parece que nos diz respeito a todos, humanidade, melhor compartilhar a notícia divulgada por esse outro ícone global, o The New York Times.