Madri não é das capitais mais caras da Europa. Quando cheguei aqui para morar, dei-me conta rapidamene que havia diversos porgramas divertidos e baratos, quando não grátis, para passar um dia divertido. Compartilho alguns deles (em breve um lista longa com dicas para economizar em Madrid).
1. Tapear no Bairro La Latina
Para um domingo preguiçoso, de ressaca, meu lugar preferido para relaxar é La Latina. Conhecido como o bairro mais boêmio de Madri, é um amontoado de praças, ideal para se sentar num dos incontáveis bares, pedir uma cerveja e deixar a vida passar. Para começar, procure a calle Cava Baja, onde, para muitos madrilenhos, tudo começa no bairro.
2. Provar churros com chocolate na San Ginés Chocolatería
Perto da Puerta del Sol, a San Ginés Chocolatería atende inúmeros visitantes famintos desde 1894. Apesar de estar escondida em um beco (descendo da Puerta del Sol em direção ao Teatro Real pela rua Arenal), é quase seguro que você encontrará uma fila quando chegar lá. A paciência será recompensada quando você estiver lambendo os dedos ao final. Seis churros com chocolate custam 4,50 €.
3. Perder-se em Conde Duque
Quase atrás da Plaza de España, em um dos bairros mais charmosos de Madri, está o Centro Cultural Conde Duque. Há muito o que ver aqui, incluindo um centro cultural que abriga exposições, shows de teatro e concertos, muito deles grátis. Mas o verdadeiro charme da área está nas suas ruas estreitas e calçadas, repletas de pequenas lojas e bares. É uma fatia da vida autêntica de Madri e um mundo longe das ruas movimentadas da cidade.
4. Caminhar lentamente pela Gran Vía
Pode ser que você esteja procurando um item por menos de 10 euros (aqui) (aqui), como propõe esse post, em alguma das lojas, ou mesmo fazer compras nas lojas exclusivas que também estão afincadas ali. Seja o que for, está tudo aqui na principal rua comercial de Madri. Mais você se dará conta rápido: com mais de 1,3 km de comprimento, há muito mais para explorar também, incluindo uma arquitetura monumental, cafés convidativos, teatros, ruazinhas nos arredores imperdíveis…
5. Perder-se num dos maiores palácios do mundo
Um dos pontos mais visitados de Madri, vale a pena misturar-se à multidão e entrar a ver o impressionante Palácio Real. Vá de manhã para ver os salões majestosos e a decoração ornamentada sem tanta gente disputando espaço. Se você não se importa com as filas, pode visitá-lo gratuitamente de segunda a quinta-feira, das 16h às 18h, de outubro a março; ou das 18h às 20h, de abril a setembro. Ao lado, passe pela Catedral de Almudena. Por fora não é das mais bonitas que verá na Europa, mas por dentro é impressionante. A antrada é gratuita.
Leia mais: Madri ou Barcelona? Veja o que cada uma tem de melhor
6. Pedalar por Madrid Río
Rodeando o rio Manzanares, o Madrid Rio tem mais de 10 quilômetros de parque exuberante para explorar, e uma variedade de instalações esportivas e de lazer no percurso. Você pode alugar uma bicicleta pública nos diversos pontos da cidade e conhecer um dos locais mais queridos da cidade.
7. Sentar-se na borda de uma fonte na praça mais movimentada da cidade
A Puerta del Sol pode ser uma armadilha para os turistas, já que vendedores se aproximam a cada momento e oferecem de tudo. Mas isso não significa que não valha a pen visitá-la pelo. Você pode comprar um sorvete o iogurte (recomendo esse Llaollao) e se sentar na borda da fonte no centro da praça, como fazem casais apaixonados e grupos de amigos, e também conferir a famosa estátua do Urso e do Medronheiro (o símbolo da cidade), além da indicação do quilômetro 0 de Madri.
8. Ver o ‘Guernica’ no Reina Sofía e ‘Las Meninas’ no Prado
Madri tem uma seleção espetacular de museus de arte, como o Thyssen e o Caixa Forum. Se você quiser focar, indico que vá ao Reina Sofia, que é dedicado à arte espanhola do século XX, incluindo as obras de Dali, Miró e a obra-prima de Picasso, Guernica. O Prado, nas proximidades, é um dos museus de arte mais famosos do mundo.
A entrada ao Reina Sofía (12 é gratuita às segundas, quartas, quintas, sextas e sábados das 20h às 21h; e domingos das 15h às 19h. Ao Prado, você pode entrar grátis de segunda a sábado, das 18h às 20h e aos domingos e feriados das 17h às 19h. Chegue antes, já que largas filas pela gratuidade são comuns.
Leia mais: Quando visitar Madri? Saiba como é o clima da cidade mês a mês
9. Admirar a vista do terraço do Círculo de Bellas Artes
O teto do Círculo, no coração de Madri, tem seu próprio bar e restaurante. Está situado ao lado da Gran Vía, no início da rua Alcalá. A entrada custa 5 €. A terraça está aberta de segunda-feira a quinta-feira de 12h às 24h30 e sábados, domingos e feriados, das 12h às 2h30.
10. Descubrir o Palácio de Cristal no Retiro
O edifício de metal e vidro do final do século XIX do Parque do Retiro foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres. Projetado como uma grande estufa, hoje é uma galeria, mostrando exposições do museu Reina Sofía. É melhor visitá-lo de manhã, quando a luz contribuiu ainda mais com a experiência. É de graça. Horários: de novembro a fevereiro 10h às 18h; de abril a septiembre 10h às 22h, De 1-31 outubro / 1-31 março: 10h às 19h.
Confira no meu mapa com lugares favoritos de Madri os 10 citados acima e outros dos meus favoritos na cidade. Todos cerca dos apartamentos e quartos que ofereço no centro da cidade.