Revista holandesa chama europeus do sul de preguiçosos; e portugueses respondem com piada

A pandemia do novo coronavírus, dizem por aqui, é mais um teste duro para a União Européia, como foi a crise de 2008. Prova disso é a dificuldade do grupo em aprovar um plano de choque comum para recuperar a normalidade econômica, social e industrial da zona de 27 países. O chamado novo plano Marshall, liderado pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, apresentado no dia 26 de março e que, em resumo, pretende compartilhar os custos da crise sanitária e da retomada, foi reprovado por Alemanha e pela Holanda. Os dois países não admitem utilizar recursos comuns para reativar a economia de tal ou qual país. As conversas seguem, assim como segue a dúvida sobre se o pior da pandemia ficou para trás.

Neste ambiente de insegurança sobre presente e futuro, uma prestigiada revista holandesa resolveu acirrar os ânimos. Na capa da edição mais recente, lançada na última quinta-feira, a Elsevier Weekblad chamou espanhóis e italianos de “preguiçosos” ao representá-los por um homem de bigode bebendo vinho e uma mulher de biquíni, enquanto dois cabelos loiros holandeses trabalham movendo a maquinária financeira que representa aa União Européia.

Com a manchete “Nem um centavo a mais no sul da Europa”, a revista explica “por que o plano da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, Emmanuel Macron, de doar 500 bilhões de euros não é uma boa idéia”, e acrescenta que, se aprovado, cerca de 30 bilhões de euros sairão do bolso da Holanda. “Os fatos mostram que os países do sul da Europa não são pobres e têm dinheiro ou acesso suficiente. Eles também podem melhorar o poder de compra de suas economias com bastante facilidade, com reformas como as já implementadas no norte ”, diz a reportagem, referindo-se às reformas aplicadas na Holanda após a crise financeira de 2008.

Um usuário português chamado @insoniascarvao no twitter respondeu à polêmica capa, e viralizou. Segundo sua versão, a história é bem diferente. Onde o semanário publica trabalhadores holandeses, o tweeter situa imigrantes trabalhando. Abaixo estão os holandeses deitados sobre o dinheiro que os trabalhadores ganham, com a pele queimada de tanto banho de sol e as sandálias com meias.

Sátira mostra trabalhadores explorados enquantos patrões desfrutam de meia branca na praia

Como se nota, há Europa para todos os gostos. Com que versão você fica?


Curtiu o post? Compartilhe e ajude seu povo a andar mais pelo mundo!

Você sabia que este blogueiro, um apaixonado por Madri, oferece hospedagem na capital mais divertida do mundo? Há opções de apartamento, estúdio e quartos para até 10 pessoas, todas no centro da cidade. Saiba mais clicando aqui ou entre eom contato comigo +34658572835 (whatsapp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *