Até vir a morar aqui, quando pensava na Espanha, Madri, Barcelona e Ibiza eram os primeiros lugares que vinham à cabeça. Já estando, pouco a pouco me dei conta de um país extremamente diverso. E faz-se notar assim. Segundo a Constituição espanhola, de 1978, as 17 comunidades autômomas — correspondentes ao estados no Brasil — têm o direito a manter suas nacionalidades, que integram a nação espanhola. Esse protagonismo local às vezes é problemático para o governo de Madri. Parece que há o desejo constante de mais autonomia e até mesmo de independência, como no midiático separatismo Catalão.
Essa publicação, porém, não é para compartilhar minha ideia sobre um país politicamente diverso, mas sobre uma Espanha com um litoral de 7.905 km espetacular, que eu pouco conhecia. Como se aproxima o Verão, aqui vão 10 cidadezinhas costeiras espanholas de tirar o fôlego.
Da esquerda para a direita: Cabo de Palos, Cadaqués, Calella de Palafrugell, Comillas, Fornells, Garachico, Getaria, Hondarribia, Bermeo, Llanes, Mazarrón e Motril