Na terça-feira, A Anac anunciou várias novas medidas que mudarão bastante nosso relacionamento com as companhias aéreas (veja aqui). A principal delas será a possibilidade de cobrança de qualquer peso despachado pelos passageiros em voos nacionais. O que sem dúvida ajudará bastante o cofre das combalidas aéreas nacionais e de outras que voam do Brasil para o exterior. Veja abaixo uma boa pista sobre o porquê…
———
Quando, em 1987, o então presidente da American Airlines Bob Crandall decidiu deixar de servir uma azeitona no cardápio da primeira classe, a companhia começou a economizar US$ 40 mil (R$ 144 mil, em valores atuais) por ano.
A história já foi contada tantas vezes que virou mito. Alguns dizem que a cifra é muito maior; outros, que a economia foi resultado de um menor custo do combustível devido à redução do peso total das azeitonas nos voos.
Há até os que discutem se a azeitona também foi retirada das saladas e martínis.
Ao contrário de antigamente, voar já não é mais uma experiência glamourosa e restrita a um seleto grupo de indivíduos.
A multiplicação das companhias aéreas de baixo custo teve um papel fundamental nessa transformação. E as mudanças na área da aviação civil podem ser observadas de várias formas, a começar pela mesinha que fica à frente do assento.
Nos anos 1950, companhias como a americana PanAm prometiam “comida deliciosa (…) preparada em quatro cozinhas que operam simultaneamente”.
Mas, no começo do século 21, empresas como a British Airways ou a American Airlines reduziram suas ofertas a lanches e passaram a cobrar separadamente por eles.
E isso é explicado pelo impacto do aumento do preço dos combustíveis, entre outros motivos.
—————-
Curtiu? Compartilhe e ajude mais amigos a andarem mais pelo mundo!
Você sabia que ofereço assessoria de viagem? Conheça aqui o serviço pensando para que você possa viver a escapada da sua vida!
Widget not in any sidebars
[jetpack_subscription_form title=”Não se perca no caminho!” subscribe_text=”Compartilhe seu email e seja e receba dicas na sua caixa de mensagens” subscribe_button=”Assinar”]