Quando visitar Madri? Saiba como é o clima da cidade mês a mês

Urso símbolo de Madri sob céu azulado de verão: termômetros chegam a marcar 45 graus nesta época
Urso símbolo de Madri sob céu azulado de verão: termômetros chegam a marcar 45 graus nesta época

Calor ou frio? Ensolarado ou chuvoso? Úmido ou seco? Saber como é o clima e como estará o tempo de um potencial destino é decisivo sobre ir ou não para grande grande parte dos viajantes. Faz total sentido. Para além do óbvio sobre o que pôr ou não na mala, viajamos à procura de sensações. O aconchego do inverno, a excitação do verão, a gana rueira com a agradável primavera…

Em muitas cidades, principalmente onde há altas variações de temperatura, o clima também define o humor local e é capaz de mudar a dinâmica social. O que influencia, é claro, na interação entre locais e viajantes.

Para um filho do Nordeste brasileiro, onde só há duas estações — chuvosa e seca –, ambas quentes, viver as quatro estações do ano é uma experiência empolgante, e em Madri possível.

captura-de-tela-2016-10-17-as-16-03-30
Mapas do Hemisfério Norte (esquerda), onde está Madri, e do Hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado: ao viajar, não se esqueça que as estações do ano são opostas nas duas bandas do planeta

Aqui o inverno, de 21/12 a 20/03, é moderado se comparado à maioria das capitais européias. Enquanto a média nos países do norte, como Inglaterra, Alemanha e Holanda, é de 4 graus durante o dia e 0 à noite; na Espanha, em Portugal e na Itália, a média é de 13 graus durante o dia e 6 graus à noite.

Preparados para enfrentar baixas temperaturas, os espanhóis, como qualquer europeu, mantêm o frio da porta para fora: os aquecedores são comuns nas casas e nos negócios.

Neve fina cobre Plaza de Cibeles, onde fica a prefeitura de Madri. É raro nevar na cidade
Neve fina cobre Plaza de Cibeles, onde fica a prefeitura de Madri. É raro nevar na cidade

A primavera, de 21/3 a 20/6, é linda de se ver. As flores brotam nos canteiros bem cuidados, nas praças, nos parques, e em muitas varandas cidade afora. O espetáculo é belo, mas quem é alérgico ao pólen deve ficar longe de Madri. Há literalmente uma invasão do pó de futuras plantas no ar da cidade.

Flores embelezam o "El Retiro", parque que é uma das principais atrações da cidade
Flores embelezam o “El Retiro”, parque que é uma das principais atrações de Madri

Em agosto, auge do verão — de 21/06 a 20/09 –, o calor é incômodo a ponto de deixar a cidade vazia, quase irreconhecível comparando-se ao resto do ano. 40 graus num lugar a horas do mar não é para qualquer um…

Termômetro no centro de Madri: 42 graus de clima seco
Termômetro no centro de Madri: 42 graus de clima seco

O começo do outono — de 21/09 a 20/12 — é agradibilíssimo para caminhar pela cidade. Se tiver chance, visite Madri em setembro ou em outubro, os melhores dias do ano no quesito clima.

É fácil saber que chegou o outuno em Madri
É fácil saber que chegou o outuno na cidade

Por estar longe do mar, o clima na capital da Espanha é seco o ano inteiro, mas é no verão que se sente mais a falta d’água no ar. Se você sofre com a falta de umidade, evite principalmente julho e agosto.

Dito isso, mas sabendo que a temperatura perfeita para um destino é pessoal e varia de acordo com o tipo de viagem desejada, compartilho alguns detalhes de cada mês em Madri para você escolher melhor.

publicidade do blog

Janeiro – O primeiro mês do ano também é o mais frio. A temperatura média é 6 graus, com manhãs de cerca de 10 e noites e madrugada beirando 0. Apesar do frio, o sol brilha quase todo dia, mas por pouco tempo. Em janeiro, os primeiros raios aparecem à 8h30 e já é noite à 17h30. Sempre há um ensaio de neve.

Fevereiro – É muito parecido com janeiro, com 1 grau a mais de temperatura média, dias ensolarados e curtos. À medida que o mês avança, o sol se põe um pouco mais tarde.

Março – O frio segue, mas há dias perdidos no mês que lembram que o inverno está no fim. A média de temperatura diária é de 10 graus, e muito possivelmente dará para arriscar sair de camiseta alguns dias.

Abril – É um mês esquizofrênico: poucos dias com pinta de inverno e outros raros com cara de verão. Acontece que eles são alternados, ou durante o mesmo dia. A média é um clima agradável, bom de passear, sem a invasão de pólen no ar da cidade, comum em maio com o início da primavera.

Maio – Durante as manhãs de maio, as camisetas saem do armário quase todo dia, já que os termômetros marcam ao redor de 20 graus durante o dia. Os casacos rareiam, e são usados mais pelas chuvas que pelo frio. Maio é o mês mais encharcado do ano — o que não significa, em Madri, que cairá água por vários dias consecutivos. O único incômodo é fruto da beleza que se arma na cidade: as flores começam seu movimento para desabrochar, e com elas, muito, mas muito pólen pelos ares. Resultado: flores lindas a caminho e um ma sinfonia de espirros.

Junho – Lá vem chegando o verão. Além da média de 20 graus de temperatura, uma prova disso é a abertura das piscinas públicas da cidade, as praias dos madrilenhos. Há manhãs incômodas, quando faz mais de 30 graus, mas as noites ainda são agradáveis. O pólen já se foi, o que ajuda nas andanças pela cidade.

Julho – Bem-vindos ao forno. Faz calor de dia, de noite, de madrugada, e é quase impossível ser refrescado por uma chuva de verão. Julho também é o mês mais seco e luminoso do ano, com o sol nascendo um pouco depois das 6h e se pondo quase à 22h. Com a cidade lotada de gente — os que moram aqui ainda não se foram e os turistas invadem Madri –, a pedida é estar na rua. Há muitas festas em praças e parques, las terrazas — bares cobertos nas calçadas — ficam abarrotadas e o tinto de verano, a bebida mais popular da estação, é mais vendido que água. Venha somente se gostar muito de muvuca e aguentar bem calor e secura. E só reserve hospedagem se houver ar-condicionado!

Agosto –  As chaves da cidade são entregues ao porteiro do inferno. Madri derrete. E sem uma gota de água no ar. Sabiamente, quem pode deixa a capital, deixando-a extremamente calma para seus padrões. Diverti-me bastante no primeiro ano ao ler alguns os avisos espirituosos de pequenos, médios e grandes negócios anunciando as férias integrais e desejando dias felizes aos clientes. Sim, aqui restaurantes, farmácias, lojas, boates, etc, fecham por um mês inteiro. Os que seguem abertos geralmente praticam a siesta — o hábito do comércio fechar entre 14h e 17h –, quando a rua fica ainda mais vazia por conta do calor. A vantagem, para quem gosta de rua, é que em julho e agosto os dias são bem longos: às 7h já está claro e o sol só se põe quase às 22h.

Setembro – É meu mês favorito em se tratando de temperatura, com o clima mais agradável do ano — principalmente a partir da segunda quinzena do mês. O calor do começo de agosto ficou para trás. Os termômetros marcam em média 20 graus:  25 ao dia e 15 à noite. As folhas começam a cair,

Outubro – O outono dá as caras. Os dias são visivelmente mais curtos e mais frios que em setembro. Há luz a partir de 8h e escurece antes das 19h. O termômetro marca cerca de 15 graus durante o dia e 10 à noite. As folhas formam um tapete pelas calçadas — prontamente limpas a cada final de dia –, e chove mais do que em qualquer outro mês na cidade — apesar de pouco comparado a épocas chuvosas na maioria das capitais brasileiras. Traga casacos e blusas de manga comprida, mas sem exagero.

Novembro – Novembro tem mais cara de inverno que de outuno. De manhã, 10-15 graus; pela noite 5-10, e sem resquícios de folhas nas árvores. Em alguns dias, a temperatura se aproxima de 0 grau, principalmente de madrugada. O frio não é capaz de fazer os madrilenhos ficarem em casa. A muvuca na rua segue a mesma, com o reforço da decoração de Natal da cidade, acendida sempre na última semana do mês. Junto com as luzes de Natal, a prefeitura realiza várias atividades para locais e turistas, como shows de música, teatro, feiras de livro, etc.

Dezembro – Casaco, luva, cachecol, touca…Esse é o traje da maioria dos que circulam por Madri mo mês do Natal. Protegido contra um frio de em média 10 graus ao dia e próximo a 0 quase todas as noites, o povo invade a rua! Dezembro é, depois de julho, o mês mais movimentado do ano. Para se esquentar, além do corpo a corpo, os madrilhenos e turistas recorrem a várias táticas: bares aconchegantes espalhados por toda a cidade, clubinhos apertados tocando vários tipo de música, churros com chocolate quente para dar energia. A receita bombástica é, aliás, tradicionalíssima na cidade. Não vale vir a Madri sem prová-la.

clima em madri
Gráfico compara temperatura e precipitação mês a mês em Madri

Você já esteve na cidade? Em que mês? O que achou? Conte-nos!

Curtiu o post? Conhece algum planejando vir à capital mais animada do mundo? Compartilhe!!!


Widget not in any sidebars

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *