Você compra passagens de férias para um destino internacional pensando em aproveitar outro lugar no meio do caminho? Se não faz, pode estar perdendo uma oportunidade capaz de fazer seus dias de lazer ainda melhores.
O stopover, ou escala de mais de 24h entre a origem e o destino final (saiba mais aqui), é um serviço muitas vezes gratuito e duplamente vantajoso para o passageiro: 1- geralmente é parte de uma tarifa mais econômica que a de um voo direto, 2- possibilita conhecer um ou até mais lugares na rota até o percurso final.
O difícil, mesmo para os viajantes frequentes, é saber se a tarifa que deseja comprar dá direito à(s) parada(s), já que a informação não costuma está facilmente acessível na hora da compra — um erro brutal do marketing das cias aéreas, que deixam de divulgar um serviço de valor agregado altíssimo.
O site Ita Stoftware, do Google, é uma ótima ferramente para resolver esse problema. Seguindo poucos passos (abaixo), você será capaz de saber detalhes do seu bilhete de forma muito mais clara do que a maioria dos sites das companhias. Além de saber se seu bilhete permite ou não a parada (que pode ser gratuita ou paga), também poderá ver, por exemplo, quanto peso e quantas peças pode levar em cada trecho da viagem — outra informação às vezes difícil de encontrar –, entre outros detalhes do(s) voo(s) que evitarão sustos no check-in.
Abaixo, um breve passo a passo sobre as condições de stopover do seu bilhete.
1- Acesse a página e preencha os trechos e datas desejados
Acesse aqui. O site tem como layout muito parecido a qualquer buscador de passagens. Aletoriamente escolhi o trecho Recife – Lisboa, somente ida, no dia 12/10/2016.
A ferramenta ainda tem outros filtros, como que classe de passagem se está buscando, se o comprador aceita parar no caminho ou somente deseja voos diretos, entre outras. Não mexa em nada nessas opções caso esteja buscando a passagem mais econômica na classe econômica. Se for flexível com as datas — o que também pode ajudá-lo(a) a economizar, já que os preços mudam dia a dia –, marque a opção “see calendar of lowest fares” no campo “date”.
2- Escolha sua passagem
O buscador mostrará as passagens por ordem crescente de preços, estando mais baratas no topo. A regra é que os voos mais baratos sejam os mais longos, com mais escalas e/ou espera até o destino final. Assim mesmo, veja que na minha simulação há voos mais longos e mais caros, como o da GOL que aparece na base da tabela. Escolherei o primeiro voo, com escalas em Fortaleza e Lisboa, conforme mostra o penúltimo campo da tabela, “stops”.
3- Marque a opção “rules” (regras) da passagem
Aberta a janela de detalhes da viagem (itinerary details), marque a opção “rules” dentro do quadro “how to buy this ticket”, conforme a seta vermelha acima.
4- Confira as regras da sua passagem
Ao abrir as regras de passagem, role a página e procure a “category 8”, “stopover restrictions”. Você saberá exatamente ao que tem direito, gratuitamente ou pagando.
5- Ligue para a cia aérea e solicite a mudança
Embora algumas cias aéreas permitam a remarcação online da passagem escolhida para inserir o stopover, minha sigestão é sempre chamar a empresa aérea. Os atendentes possivelmente o darão maos opções que você imagina, tanto de tempo no destino intermediário, ou mesmo de outros locais de stopover.
Curtiu? Lembre-se que o Andar Andar lançou há pouco o serviço de coach e consultoria de viagem nos quais está incluído, é claro, checar opções mais econômicas e de paradas no meio do caminho do destino desejado, o que pode tirnar a viagem ainda melhor. Quer saber mais? Clique aqui e conheça o serviço. Espero poder ajudá-lo(a) a realizar sua próxima viagem.
Um abraço, Diogo.
Mais: