Alguns textos foram escritos antes de o Andar Andar existir, mas contam histórias que podem ser úteis para futuros viajantes, ou apenas curiosas.
Portugal é o segundo destino dos emigrantes brasileiros, atrás dos Estados Unidos. Também subimos no pódio de visitantes: somente ingleses, alemães, holandeses e espanhóis estão mais interessados por fado — o melancólico ritmo típico; assista ao vídeo abaixo — e bacalhau do que nós.
Apesar da estatística, conto nos dedos os amigos ou conhecidos que estiveram em Lisboa ou cercanias. Sim, cercanias, já que nada é longe em Portugal, esse pedaço de terra do tamanho de Santa Catarina e populacão semelhante à de São Paulo, de 11 milhões.
Quer um conselho: vá! Lisboa é linda, apesar de sempre decadente; o povo nos adora, e é cheio de assunto quando sabe nossa origem; come-se maravilhosamente bem e barato; e claro, é quase obrigação ser curioso e conhecer parte importante de nossa origem.
Para mim, elogios listados, o melhor e mais divertido da cidade foi entrar em sintonia para entender o português deles. Os portugueses são burocráticos, formais, e muito menos abstratos que nós falando. Você corre o risco, por exemplo, de ficar sem cerveja ao pedir “a mesma” que seu amigo num bar. O garçom, objetivo como ele só, pode pensar que vocês dividirão a mesma loura gelada (argh), e não que quer uma igual à do coleguinha. Já conto mais, ora pois…
Widget not in any sidebars