Diários de Caracas [1]: “Ca-ra-ca”, disse conquistador carioca ao descobrir a cidade
O título deste post é uma brincadeira de carioca. Verdade que se a conquista da cidade fosse obra de um deles, ao vê-la pela primeira vez, surpreendido poderia dizer “CA-RA-CA”. Um “s” a mais e tudo resolvido. Seria uma história bem parecida com Olinda, a bela cidade colada ao Recife, conquistada pelos portugueses em 1535.
Brincadeira à parte, se Caracas é uma palavra bonita, sonora, a origem do nome tem a ver com um fato longe de ser belo.
Os Caracas eram uma tribo que vivia em um dos vales ilhados da zona norte de onde hoje é a capital. Uma zona apinhada de pérolas, descobriam rapidamente os espanhóis. Eles chegaram, instalaram-se, e com muita riqueza em mãos, prestaram essa homenagem aos que estavam ali.
Em 1567, Diego de Losada atravessou o vale e fundou a vila de “Santiago de Leon de Caracas”. referindo-se ao apóstolo Santiago e Leon, já que a data de fundação também era o dia do apóstolo.
Venezuela
A Venezuela da selva Amazônica, dos pântanos e do Caribe, essa sim tem origem numa homenagem. É simplesmente o diminutivo de Veneza, ou “A Pequena Veneza”, porque, os espanhóis teriam avistado muitas cabanas sobre o as águas do rios, lembrando a cidade italiana que vive sobre as águas.
ps.: Não pense duas vezes em comentar “caraca” ao ler esse post ou ver algum vídeo que compartilhei sobre Caracas e sobre a Venezuela. “Caraca”, a cédula máxima vale R$ 0,40 (veja aqui)?!?. “Caraca”, há fila para conseguir o básico de comida (assista)?!?
Adoro seus comentários.