Panamá alto astral
Do Panamá, em geral sabemos muito pouco: fica na América Central…
… dá nome a um tipo de chapéu…
…tem um controverso e famoso canal…
…produz muita banana…
…e tem uma cia aérea que costuma ter bons preços para os EUA.
Vez por outra também escutávamos alguma notícia que relacionava o país a paraísos fiscais, mas nesse tema perdia de lavada — nunca um trocadilho fez tanto sentido — para as Bahamas, ali do lado, e mesmo para a Suíça. Perdia. Com a revelação dos Panamá Papers, o país está na crista da onda em se tratando de tramóias fiscais, o que obviamente não orgulha seus nacionais.
Pensando em reverter a publicidade negativa sobre o território onde vivem 3,5 milhões, a TV online La Cascara (“A Casca”, para que nos situemos ainda mais sobre o valor da banana por lá”) tem produzido uma série de vídeos chamada “Panama is more than Papers”. Assista abaixo aos vídeos publicados até agora, alguns hilários!!!
1- No primeiro da série, recatado, vemos imagens das belazes naturais e de algumas festas populares panamenhas, como o Carnaval.
2- No segundo, já engraçadinho, ao mostrar algumas personalidades com dinheiro entocado no país, deixa um convite para que os simples mortais façam como os famosos e também “conheçam o Panamá”.
3- O terceiro é o mais debochado. Como se dissesse, “tá no inferno, abraça o capeta”, ou “relaxa e goza“, o vídeo convida os investidores obscuros a aproveitarem as belezas panamenhas — especificamente uma morena — enquanto “as coisas não se resolvem”.
4- Preste muita atenção se quiser tentar juntar o quebra-cabeça que é o quarto vídeo. Nele, um grupo de jamaicanos aparece irritado com os vizinhos porque, segundo eles, depois de haverem criado os “panama red” — modalidade de maconha do país — e tirado o protagonismo da “massa” jamaicana, agora foram além e inventaram um tema sobre o qual o mundo todo está falando. A raiva repentinamente vira alegria quando se lembram de “Bocas”, uma morena que ao que parece não tinha absolutamente nada a ver com o assunto. Eles fumaram. Hilário.
Panamá Papers
Desde março deste ano, sai semana e entra semana — e possivelmente será assim nos próximos meses –, a imprensa gasta muita tinta e saliva para traduzir os Panama Papers, e todos nós esperamos ansiosos sobre novas revelações e listas de compatriotas e de famosos que usavam uma empresa de lá para ocultar dinheiro e não pagar impostos
Mais de 11 milhões de documentos confidenciais vazados pertecentes ao escritório de advocacia panamenho Mossak Fonseca revelam a forma como a plutocracia mundial usa paraísos fiscais para ocultar fortunas. Segundo o noticiário, os documentos mostram em detalhes como a empresa ajudou clientes a evitar sanções e o pagamento de impostos e a lavar dinheiro. Ainda de acordo com as notícias, há 26 brasileiros citados por ora no Panamá Papers.