Barcelona ou Madri?
“Barcelona ou Madri?” é a pergunta mais popular de estrangeiros a espanhóis. Também pudera: a Espanha é o segundo país mais visitado do mundo– atrás da França — e as duas maiores metrópoles do país, distantes 600 km, são em grande parte responsável pela curiosidade e cobiça de quem pretende visitar a terra de Quixote.
Como se não bastasse a atratividade turística fervilhante, há ainda o confronto no futebol: o Real Madrid e o Barcelona são os principais clubes e maiores rivais do planeta. E o esporte inglês é, sem dúvida, o tema que mais rende conversas na humanidade.
Brasileiro vivendo em Madri, também ouço bastante a pergunta tema desse post. Principalmente de compatriotas montando uma “eurotrip”, muitas vezes querendo confirmar se “é como se fosse a diferença entre o Rio de Janeiro e São Paulo”. Para mim, excluindo-se o fato de Barcelona ter praia e Madri não, a comparação não tem muito sentido. Basta dizer que em Barcelona o planejamento urbano é visível, e o povo é mal-humorado; e que em Madri pouco se veem arranha-céus, e que o trânsito está longe do caos.
Pessoalmente prefiro Madri, a melhor cidade que conheci até agora. Mas…como em qualquer outro comparativo entre lugares, sei que não há resposta objetiva. Afinal, nosso olhar sobre qualquer ambiente parte de um critério próprio, leva em conta o que valorizamos, nossas circunstâncias e outras variantes inconscientes.
leia mais: Madri nos planos? Ofereço hospedagem na melhor zona para 1 até 10 viajantes. Veja aqui
Assim mesmo, a seguir tento fazer uma análise objetiva de alguns critérios que costumam ser parte da decisão de um viajante — ou futuro morador — sobre aonde ir. Espero que seja útil a você, mas tenha sempre em conta: só escolha se for necessário. As duas cidades merecem muitíssimo sua visita.
Comecemos.
1- Acessibilidade do Brasil (oferta de voos e preço para chegar)
Há cinco voos diretos de Guarulhos — aeroporto brasileiro com mais saídas para a Europa — a Madri, contra um a Barcelona.
[expand title= “Oferta de voos: São Paulo – Madri x São Paulo – Barcelona”]
Além de mais acessíveis, os voos do Brasil à capital costumam ser mais baratos que os que aterrissam a Barcelona.
Preço de voos São Paulo – Madri x São Paulo – Barcelona
Resultado: Ponto para Madri
Mais: Aprenda aqui a ver os voos existentes entre entre quaisquer aeroportos do mundo
Mais: Veja como ser flexível com a data do seu voo pode ajudá-lo a economizar
2- Acessibilidade para a Europa
Madri está no centro da Espanha, mais próxima que Barcelona do sul da península ibérica — para muita gente a parte mais bonita deste pedaço de terra. Por outro lado, a maior metrópole do país está mais cerca que a terra de Gaudí de apenas uma capital européia, Lisboa.
Barcelona tem ótimo acesso terrestre, aéreo e ferroviário a várias outras cidades desejadas por nove entre dez viajantes do mundo: Paris, Roma e Berlim, entre elas.
Resultado: Ponto para Barcelona
3- Mobilidade urbana
Barcelona é mais inovadora quando se trata de facilitar a vida de quem precisa se mexer pela cidade. Basta dizer que lá o aluguel de bicicletas foi implantado em 2007, enquanto em Madri somente em 2013.
A capital catalã também é modelo de respeito a descapacitados físicos. O cadeirante e colunista do UOL, Jairo Marques, conta no post “Barcelona, cidade para todos” o porquê. No texto, ele compartilha, por exemplo, o quanto é fáclil levar a cadeira de rodas próxima ao mar e se banhar.
Barna também conta com uma bom sistema rodoviário urbano, excelente rede de metrô e ruas muito bem sinalizadas.
Circular por Madri também é fácil. Embora o tráfego para o usuário de carro aperte por volta das 8h e das 19h, quem vive na cidade sabe que pode escapar do trânsito ao contar com a terceira maior rede de metrô da Europa — 293 quilômetros, perdendo apenas para Londres e Moscou. Bicicletas elétricas e carros de aluguel estacionados em vários pontos da cidade; táxis com preço razóavel, bem distribuídos e em boa quantidade; e principalmente muitíssimas atividade à distância dos pés, fazem a capital da Espanha um bom exemplo de mobilidade.
Assim mesmo, juntando-se inovação e facilidade, ponto para Barcelona.
4- Fator “uau!”
No quesito surpreender por belezas — naturais e artificiais –, Barcelona leva a melhor sem dúvida. Embora Madri seja uma cidade de muita classe e algumas vistas maravilhosas, como o Palácio Real e a Porta de Alcalá — talvez o maior símbolo da cidade –, em Barcelona o visitante exclamará mais.
É simbólico nesse quesito comparar monumentos essenciais para um ex-potênica católica: as catedrais. A de Madri, chamada Almudena, é capaz de envergonhar. Já a de Barcelona, A Sagrada Família, é um símbolo da arquitetura mundial. Futurista e atemporal ao mesmo tempo, tem lá seus detratores, mas ninguém duvida de sua vitalidade e capacidade de chamar a atenção.
Ponto para Barcelona
5- Poder
O critério tem mais a ver com quem está pensando em viver do que com viajantes. Madri é a locomotiva do país. Onde há mais grana, investimentos e crescimento mais rápido, em geral. O PIB da capital é o 31° maior entre as cidades do mundo, enquanto o de Barcelona está em 61° lugar. No ano passado, o PIB da Comunidade de Madri (equivalente a nossos estados) também passou o da Catalaluña, da qual Barcelona é capital. Isso só havia acontecido antes em 2012 e em 2013.
A capital pontua neste item
6- Atratividade
Ser atrativa é uma característica desejada por qualquer pessoa. E por qualquer cidade. No quesito turismo, há dferença: os espanhóis visitam mais Madri; os entrangeiros preferem Barcelona. Na soma de locais e forasteiros, Madri leva vantagem em chegadas — foram 9 milhões de visitas em 2015 –, mas em Barcelona há mais pernoites turísticas.
Resultado: empate
7- Clima
Madri tem as quatro estações do ano bem definidas, muda de cara ao longo do ano. Talvez seja uma vantagem para quem tenha flexibilidade de viajar e queira curtir uma viagem de frio, por exemplo — apesar de o inverno da capital espanhola ser bem mais ameno que o da maioria das outras cidades européias, raramente nevando. O verão madrilenho — principalmente agosto — por outro lado, não deve agradar nenhum viajante. A cidade parece um atalho para o inferno: seca e próxima dos 40 graus por dias.
Já Barcelona, ajudada pelo mar, tem um clima mais homogêneo e ameno durante o ano. As chuvas de setembro e outubro possam atrapalhar um pouco os planos de uma cidade lotadade de atividades outdoors, mas nada capaz de mudar o humor do viajante.
Ponto para Barcelona
Temperatura média anual: Madri x Barcelona
8. Poluição
Não me lembro de, em Madri, aos sentir olhos irritados, ou a mucosa muito seca, ou um um ardor na garganta, ter sido alertado com alguma notícia sobre a contaminação do ar. Numa cidade onde de quase qualquer ponto se vê o céu, também não vi até hoje o smog cinzento típico de zonas poluídas. Madri, uma cidade tão verde quanto seca, dá a impressão de ter uma qualidade do ar no mínimo razoável.
Assim mesmo, segundo o serviço “Air Pollution in the World” e também de acordo com Informe de Qualidade do Ar da Espanha, Barcelona não só tem um ar mais puro do que Madri, como também que quase todas as grandes cidades européias.
Barcelona ganha ponto neste quesito.
Qualidade do ar: Madri x Barcelona
9. Segurança
Comparando-se com as grandes metrópoles brasileireiras, as duas cidades são quase oásis de paz. Em Madri, é comum –sim, comum– ver pessoas bêbadas tiradas nas calçadas, e intactas. Já em Barcelona, os cateiristas, espertos que ficam de olho nos pertences dos transeuntes, principalmente dos turistas, são uma instituição local. Madri leva.
10. Gastronomia
Barcelona é uma cidade para paladares mais sofisticados. Lá estão alguns dos restaurantes mais estrelados e chefs mais festejados do planeta. Já em Madri se pode comer num lugar diferente todos os dias, por vários anos. A oferta e diversidade culinária é maior, e os preços em média mais baixos que na capital catalã. Ponto para Madri.
11. Hospitalidade
“Si vienes de Madrid, eres de Madrid”, diz um lema da cidade. Já em Barcelona, é comum que até espanhóis se sintam estrangeiros. O sentimento separatista de uma parcela considerável do povo, somada à invasão turística diária –para muitos catalães, um atrapalho para a contrução de uma identidade local– criou uma aversão local a quem é de fora. O mau-humor é percebido a cada ato: de uma compra no supermercado a uma corrida de táxi, muito possivelmente o viajante perceberá o clima pouco amigável. Ponto para Madri.
12.Museus
Barcelona é sem dúvida mais vibrante no quesito de curadoria de exposições de arte estrangeira, sendo comum passear pela cidade e ser convidado por faixas e cartazes a alguma próxima mostra. Mas Madri tem três dos museus mais importantes da Europa: o Prado, o Thyssen-Bornemisza e o Reina Sofía. Madri anota neste quesito.
Mais: 10 coisas que fazer em Madri por menos de 10 €
13. Vida cultural
Em se tratando de cultura de massa, Barcelona conversa mais com a Europa e com o resto do mundo que Madri. É impossível a turnê de alguma grande estrela da música passar pelo Velho Continente sem aterrisar em na cidade, mas muitos shows deixam a capital para trás. A explicação pode ser porque Madri não tem uma arena pensada especialmente para shows (o Wizink Center é espaço grandioso multiuso), e Barcelona sim. Obras de teatro, dança e principalmente manifestações de rua, são mais visíveis em Barna– com “n” mesmo, abreviatura de Barcelona.
14. Vida noturna
Bastaria dizer que os madrilenhos autênticos são conhecidos por gatos. É verdade: parece que eles não dormem, ou, se o fazem, não é de noite. Fiesta é uma palavra tão pronunciada quanto comida, talvez. Barcelona tem seus momentos, principalmente no verão, mas nada comparado à capital.
15. Compras
Barcelona é uma terra de desenhadores, de arquitetos, de criativos. Se seu foco for casa, parece-me melhor que Madri. Para comprar roupas, presentes, coisas para crianças, Madri ganha disparado. Uma volta pela Gran Vía para para generalidades, pela Calle Serrano para o luxo, pelo bairro de Malasaña para ter contato com toda a criatividade, desenho e moda locais, pelo bairro de La Latina para encontrar sebos por todas as partes, ou ainda por um mega-shopping center (Gávea) ou outlet (Las Rosas), e certamente você voltará com alguns quilos a mais na mala. Detalhe: o comércio de Madri e fecha mais tarde que o de Barcelona. É comum as lojas abrirem às 10h e fecharem às 23h na capital da Espanha.
16. Futebol
É um dos temas mais controversos. A história aponta para o Real Madrid, mas a atualidade para o Barcelona.
Resultado final
Empate!!!
Seja qual for o critério, as duas cidades se sobressaem. Por isso, não hesite em conhecer e aproveitar o melhor de cada uma!
post publicado en 2016 e atualizado em maio de 2020
Barcelona mil vezes. A revolução porque essa cidade passou depois das Olimpíadas de 1992 é extraordinária. A única cidade cosmopolita da península ibérica!!
Francisco, obrigado pelo comentário. Apesar de eu gostar muito mais de Madri, é inegável que Barcelona é um exemplo de planejamento urbano e é a metrópole mais bonita da península ibérica.